3ª WORLD NAKED BIKE RIDE LISBOA

Dia 08 de Junho de 2013

Vem pedalar o mais nu que conseguires!

segunda-feira, 2 de Abril de 2012

II World Naked Bike Ride Lisboa - 23 de Junho de 2012


II World Naked Bike Ride Lisboa - 23 de Junho de 2012, 15h00 no Parque Eduardo VII.


RAZÕES E FUNDAMENTOS

Os inícios da World Naked Bike Ride são anteriores a 2004, em Espanha com um grupo chamado de Manifestación Ciclonudista e no Canadá com um grupo chamado de Artists for Peace. Contudo, apenas em 2004 se realizou a primeira World Naked Bike Ride internacional oficial, manifestação que teve acontecimento em vários países na mesma data, dia 12 de Junho, data esta que nem sempre se manteve ao longo dos anos.

A World Naked Bike Ride realiza-se em vários países desenvolvidos, como por exemplo: Argentina, Austrália (várias cidades), Bélgica, Brasil, Colômbia, Canadá (várias cidades), Dinamarca, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Japão, México, Holanda, Nova Zelândia (várias Cidades), Panamá, Polónia, Paraguai, África do Sul (várias Cidades), Suécia, Reino Unido (várias Cidades), Estados Unidos da América (várias Cidades), Tailândia e em 2011 na cidade de Lisboa.

Porque não Juntar Portugal e Lisboa novamente a este protesto pacífico e cultural, no dia 23 de Junho 2012. O lema será "Pedala o mais nu que conseguires" – a reivindicação através do tirar a roupa é somente uma opção e um alerta para salvar o planeta, fomentar os transportes suaves e promover a mobilidade sustentável. Vem de bicicleta. Mas também podes vir de patins em linha ou a pé.

O ano passado a primeira World Naked Bike Ride Lisboa contou com mais de 200 participantes, tendo ainda a presença de várias pessoas a apoiar a nossa manifestação na rua e sem incidentes. A CNN, uma televisão Brasileira e toda a comunicação social Portuguesa deram cobertura ao evento.

A mensagem da World Naked Bike Ride foca-se em salvar o Planeta diminuindo a poluição atmosférica e promovendo a bicicleta como meio de transporte. Evoluir para um estilo de vida livre do automóvel é uma das atitudes mais poderosas que uma pessoa pode ter, ajudando na redução real de gases que provocam o efeito de estufa, nocivos para o ambiente. Já é tempo de parar com a exposição indecente das pessoas e do Planeta aos carros e à poluição por eles criada. É chegado o tempo da nossa cidade abraçar este modo de locomoção tão antigo e tão moderno. Vamos tornar a nossa cidade ainda mais bonita, libertando as ruas dos carros que as ocupam. Vamos devolver os passeios aos peões.

Na World Naked Bike Ride enfrentamos o trânsito com os nossos corpos nus, como a melhor maneira de defender a nossa dignidade e expondo a vulnerabilidade que os ciclistas e os peões enfrentam nas ruas, assim como as consequências negativas que enfrentamos devido à dependência do petróleo e outras formas de energia não renováveis.

- Respirar melhor, criando condições para uma melhor qualidade do ar.

- Imagem do corpo / respeito pelo nosso corpo. Andar de bicicleta promove o respeito pelo corpo, pois quem anda de bicicleta consegue alcançar um estilo de vida mais saudável devido ao exercício físico, por usar um meio de transporte com a energia do seu corpo.

- Pensar global, agir localmente. Andar de bicicleta, patins em linha ou a pé promove a mobilidade sustentável que tenha a ver com a utilização da bicicleta e os modos suaves. Estão cada vez mais presentes na cidade de Lisboa actividades com este sector comercial, assim como organizações formais e informais no sector da bicicleta.

A World Naked Bike Ride despe de complexidades os modernos meios de transporte para uma mensagem simples - Ande de bicicleta! Para a maioria das pessoas as suas necessidades de transporte são bem servidas pela bicicleta, pois as distâncias percorridas são curtas.

Ao andarmos nus de bicicleta, declaramos a nossa confiança na beleza e individualidade dos nossos corpos enquanto chamamos a atenção para os sítios onde a bicicleta não é utilizada. Este é um catalisador para que exista uma mudança de comportamentos e um futuro na sustentabilidade, transportes, comunidade e divertimento.

As bicicletas criam espaço e aumentam a vida nas ruas, comprovado já em várias cidades europeias, onde o aumento das bicicletas e diminuição do uso do carro estimulou a economia e a qualidade de vida das cidades.

0 comentários:

Enviar um comentário