3ª WORLD NAKED BIKE RIDE LISBOA

Dia 08 de Junho de 2013

Vem pedalar o mais nu que conseguires!

segunda-feira, 28 de março de 2011

DOCUMENTARIO SOBRE A WNBR




Imagens da World Naked Bike Ride No Mundo.

 

IONLINE pública 1ª notícia sobre a WNBR

Lisboa vai pedalar nua em Junho

por Ricardo Paz Barroso, Publicado em 25 de Março de 2011   















A ideia é contestar o domínio dos combustíveis fósseis e o actual sistema de transporte rodoviário. O arranque da primeira World Naked Bike Ride portuguesa será no Parque Eduardo VII, em Lisboa. Um evento que tem muitos adeptos por esse mundo fora.

quinta-feira, 24 de março de 2011

I World Naked Bike Ride Lisboa - dia 26 de Junho de 2011


Os inícios da World Naked Bike Ride são anteriores a 2004, em Espanha com um grupo chamado de Manifestación Ciclonudista e no Canadá com um grupo chamado de Artists for Peace. Contudo, apenas em 2004 se realizou a primeira World Naked Bike Ride internacional oficial, manifestação que teve acontecimento em vários países na mesma data, dia 12 de Junho, data esta que nem sempre se manteve ao longo dos anos.

A World Naked Bike Ride realiza-se em vários países desenvolvidos e em várias cidades, como por exemplo: Argentina, Austrália (várias cidades), Bélgica, Brasil, Colômbia, Canadá (várias cidades), Dinamarca, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Japão, México, Holanda, Nova Zelândia (várias Cidades), Panamá, Polónia, Paraguai, África do Sul (várias Cidades), Suécia, Reino Unido (várias Cidades), Estados Unidos da América (várias Cidades) e Tailândia.
Porque não Juntar Portugal e Lisboa a este protesto pacífico, no dia 26 de Junho?. O lema será "Pedala o mais nu que conseguires" - um protesto onde tirar a roupa é somente uma opção.

A mensagem da World Naked Bike Ride foca-se na promoção da bicicleta como meio de transporte. Salvar o Planeta, evoluindo para um estilo de vida livre do automóvel como meio de transporte é uma das atitudes mais poderosas que uma pessoa pode ter, ajudando na redução real de gases negativos para o ambiente. Já é tempo de parar com a exposição indecente das pessoas e do Planeta aos carros e à poluição que eles criam.

Na World Naked Bike Ride enfrentamos o trânsito com os nossos corpos nus, como a melhor maneira de defender a nossa dignidade e expondo a vulnerabilidade que os ciclistas e os peões enfrentam nas ruas, assim como as consequências negativas que enfrentamos devido à dependência do petróleo e outras formas de energia não renováveis.

- Respirar melhor, centenas de carros a poluir o ar das nossas cidades, criam uma atmosfera suja e nada saudável para nós.

- Imagem do corpo / respeito pelo nosso corpo. Andar de bicicleta promove respeito pelo corpo, pois quem anda de bicicleta consegue alcançar um estilo de vida mais saudável, devido ao exercício físico que faz, por usar um meio de transporte com força do seu corpo.

- Pensar global, agir localmente. Andar de bicicleta promove negócios locais que tenham a ver com o ciclismo, negócios cada vez mais presentes na cidade de Lisboa, tal como organizações locais.

A World Naked Bike Ride despe de complexidades os modernos meios de transporte para uma mensagem simples - Ande de bicicleta! Para a maioria das pessoas as suas necessidades de transporte são bem servidas pela bicicleta, pois as distâncias percorridas são curtas.

Ao andarmos nus de bicicleta, declaramos a nossa confiança na beleza e individualidade dos nossos corpos enquanto chamamos a atenção para os sítios onde a bicicleta não é utilizada. Este é um catalisador para que exista uma mudança de comportamentos e um futuro na sustentabilidade, transporte, comunidade e divertimento.

As bicicletas criam espaço e aumentam a vida nas ruas, comprovado já em várias cidades europeias, onde o aumento das bicicletas e diminuição do uso do carro estimulou a economia e a qualidade de vida das cidades.

CONTACTOS

Adere ao nosso grupo no facebook e fica a par de todas as novidades. Segue-nos no Twitter.
Faz comentários e mais importante ainda junta-te a nós.

Envia sugestões e contacta-nos através do e-mail: wnbrlisboa@gmail.com

PERCURSO - WNBR LISBOA 2013



·         Concentração e início no Parque Eduardo VII
·         Rotunda do Marquês de Pombal
·         Avenida da liberdade
·         Praça Dom Pedro IV
·         Rua Áurea
·         Praça do Comércio
·         Rua do arsenal
·         Rua Bernardino Costa
·         Cais do Sodré
·         Av. 24 de Julho
·         Av. da Índia
·         Viaduto de Alcântara
·         Doca de Alcântara
·         AV. de Brasília
·         Doca do bom Sucesso
·         Cais da princesa
·         Torre de Belém, concentração final.

Cremos que este é o percurso ideal a percorrer pela World Naked Bike Ride. Do Parque Eduardo VIII até a Torre de Belém parece-nos uma distância acessível a todos os presentes, assim como é visivelmente marcante para transmitir a nossa mensagem.